Neste domingo (9), Maringá demonstrou mais uma vez sua força solidária ao arrecadar uma grande quantidade de donativos destinados às famílias do Paraná atingidas pelo tornado. A mobilização foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Maringá, o Instituto Acim, o programa Pra Somar, o grupo Legendários e diversos voluntários.
Durante a ação, foram recolhidos alimentos, água mineral, roupas e outros itens essenciais. O prefeito Silvio Barros conversou com o prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino — município mais afetado pelo desastre —, que pediu para que as próximas doações sejam concentradas em contribuições financeiras diretas, via PIX 95.587.770/0001-99 ou por depósito na conta 111000-4, agência 4133-5 (Banco do Brasil).
Essas doações serão direcionadas diretamente à Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu e vão ajudar na reconstrução da cidade e no amparo às famílias afetadas.
Silvio Barros expressou pesar pela tragédia e destacou a urgência de enfrentar as causas da crise climática:
“Nós precisamos agir nas causas e não temos mais tempo. A crise climática é prioridade. Se nós não agirmos agora, o que será da próxima geração, dos nossos filhos e netos, em um mundo cada vez mais quente e instável?”, afirmou.
Na semana passada, o prefeito participou da Cúpula Mundial dos Prefeitos, no Rio de Janeiro, evento preparatório para a COP 30, que será realizada em Belém, e reforçou que o engajamento das cidades é essencial no combate às mudanças climáticas.
A primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros, ressaltou o espírito solidário dos maringaenses:
“Os maringaenses deram um lindo exemplo de solidariedade. Agora, o mais importante é o apoio financeiro direto ao município de Rio Bonito do Iguaçu. O Pra Somar abraça essa campanha e incentiva as doações via PIX.”
A secretária da Criança e do Adolescente, Carmen Inocente, também destacou a importância da união entre sociedade e poder público:
“Milhares de famílias perderam tudo. A união de esforços é fundamental para ajudá-las na reconstrução.”
Balanço da campanha: foram arrecadadas 4 toneladas de alimentos, 1.500 unidades de leite, mais de 1.000 rolos de papel, 2.000 itens de higiene pessoal, além de 200 litros de produtos de limpeza e um caminhão cheio de água potável.





