Prefeitura segue com mutirão para desobstrução de vias após temporal – CULTURA RÁDIO WEB
DESTAQUES DO DIA MARINGA

Prefeitura segue com mutirão para desobstrução de vias após temporal

A Prefeitura de Maringá está em pleno andamento, neste domingo, 8, com um grande esforço de equipe para desobstruir vias e realizar a limpeza após o impactante temporal que atingiu a cidade. Mais de 250 funcionários municipais estão trabalhando incansavelmente em diversas frentes para prestar assistência à comunidade. O telefone de contato, 156, permanece ativo hoje, para lidar com chamados relacionados à remoção de árvores e galhos.

Em resposta ao chamado do Gabinete de Gestão de Crise, várias equipes das secretarias de Limpeza Urbana (Selurb), Infraestrutura (Seinfra), Mobilidade Urbana (Semob), Segurança, Assistência Social (SAS), Instituto Ambiental de Maringá (IAM) e Defesa Civil, juntamente com a Copel e o Corpo de Bombeiros, estão mobilizadas para atender às necessidades da comunidade. Até o momento, cerca de 40 árvores de grande porte foram removidas, as quais haviam caído sobre vias públicas e residências.

“Assim que o temporal ocorreu, nossas equipes iniciaram um trabalho incansável para restaurar a normalidade na cidade. Ontem, enfrentamos uma chuva de granizo e fortes rajadas de vento. Nossa prioridade é garantir a segurança de todos os cidadãos e liberar as vias obstruídas”, destacou o coordenador do Gabinete de Gestão de Crise e secretário de Segurança, Ivan Quartaroli.

No sábado, 7, Maringá foi atingida por uma chuva de granizo e rajadas de vento intensas. Segundo informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), houve um acúmulo de aproximadamente 30 mm de chuva entre sábado e as 8h de domingo.

A Copel está mobilizando um total de 65 equipes para restaurar o fornecimento de energia na cidade, incluindo equipes de reforço vindas de várias localidades.

Em casos de emergência com risco de vida, é recomendável ligar para o número 193, do Corpo de Bombeiros. Para aqueles que tiveram suas casas destelhadas, lonas podem ser retiradas na sede do Corpo de Bombeiros, localizada na esquina da Avenida Guaíra com a Avenida Paraná, Zona 7.

Moradores que necessitam de assistência para remoção de árvores e galhos devem fazer a solicitação por meio do telefone 156, do aplicativo 156 ou pelo site da Prefeitura. Os telefones da Defesa Civil para contato são (44) 99103-8319 e (44) 98402-0278.

Em caso de identificação de pessoas em situação de rua, a população pode entrar em contato com o serviço de abordagem social do município, que opera 24 horas. O número para contato é (44) 99103-5661.

Na área da saúde, o Pronto Atendimento à Criança (PAC), localizado no Jardim Alvorada, teve seu atendimento temporariamente suspenso devido à falta de energia elétrica causada pela tempestade. Os pacientes que estavam internados foram transferidos para outras unidades. Os atendimentos pediátricos estão sendo realizados na UPA Zona Sul, e a Copel foi acionada para a manutenção da rede elétrica, visando a retomada dos serviços no PAC.

A UPA Zona Norte está operando com geradores e continua prestando atendimento, embora não possa realizar exames de raio-x, que estão sendo conduzidos na UPA Zona Sul. Além disso, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão sem energia elétrica, com as vacinas transferidas para a sede da Secretaria de Saúde para evitar perdas.

Nas unidades escolares, um total de 28 delas está sem energia neste domingo, 8. A Secretaria de Educação tomou medidas para o recolhimento e armazenamento de alimentos congelados, como carnes e picolés, que seriam distribuídos nas escolas para o Dia das Crianças.

ARQUIVOS NEWS

PREVISÃO DO TEMPO

Fale conosco / Peça sua Musica
Clique aqui interação em tempo real