Santos é rebaixado para a Série B no ano do Brasileirão Rei – CULTURA RÁDIO WEB
DESTAQUES DO DIA ESPORTES

Santos é rebaixado para a Série B no ano do Brasileirão Rei

Um ano que deveria ser dedicado à homenagem ao maior ídolo do futebol transformou-se no capítulo mais sombrio da história do Santos. Pela primeira vez em seus 111 anos de existência, o Peixe foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Encerrando a competição na 17ª posição, com 43 pontos, a equipe comandada por Marcelo Fernandes tinha o controle do próprio destino para evitar a queda, mas não conseguiu superar o desafio. Enquanto isso, Vasco e Bahia triunfaram em seus confrontos, garantindo a permanência na Série A.

O Santos atravessou um ano marcado por turbulências. Ao longo da temporada, enfrentou resultados adversos e eliminações. No Campeonato Paulista, a equipe de Odair Hellmann foi eliminada na fase inicial, assim como na Sul-Americana. Na Copa do Brasil, a eliminação veio nas oitavas de final. No Campeonato Brasileiro, o Alvinegro Praiano enfrentou dificuldades ao longo das 38 rodadas, iniciando o torneio com nove derrotas no primeiro turno. Em comparação, o Palmeiras, campeão, foi derrotado apenas oito vezes durante toda a campanha.

Diante dos resultados negativos, a direção buscou mudanças no comando técnico, demitindo Odair Hellmann no final do primeiro turno para a chegada de Paulo Turra, que permaneceu por apenas sete jogos. A alternativa seguinte foi Diego Aguirre, que também teve uma passagem breve pela Vila Belmiro.

Na reta final do Brasileirão, Marcelo Fernandes foi a aposta da diretoria. O auxiliar estreou com uma vitória improvável de virada sobre o Bahia, reanimando o elenco. Iniciou-se, então, uma série de triunfos significativos contra Vasco, Palmeiras e Flamengo. Mesmo diante da amarga derrota por 7 a 1 para o Internacional, o grupo e os torcedores mantiveram o apoio inabalável, seja nos jogos na Vila Belmiro ou em outros estados.

No entanto, o fôlego se esgotou na reta final. O Alvinegro Praiano perdeu rendimento e não conseguiu vencer nenhum dos últimos cinco compromissos. Dessa forma, o Santos, detentor de oito títulos do Campeonato Brasileiro ao longo de seus 111 anos de história, disputará a Série B pela primeira vez em 2024. A queda ocorre justamente no primeiro ano após o falecimento de Pelé, na temporada do Brasileirão Rei.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 2 FORTALEZA

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 6 de dezembro de 2023, quarta-feira
Horário: às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (Fifa-RN)
Cartões amarelos: Dodô, Inocêncio (Santos); Pochettino, Zé Welison, Pikachu (Fortaleza)
Público: 14.130
Renda: R$ 708.607,50

GOLS: Messias, aos 12 do 2º T (Santos); Marinho, aos 38 do 1ºT,e Lucero, aos 50 do 2ºT (Fortaleza)

SANTOS: João Paulo; Lucas Braga, João Basso (Jair), Messias e Dodô (Lucas Lima); Lucas Braga, Tomás Rincón (Nonato), Jean Lucas (Maxi Silvera), Soteldo e Inocêncio; Marcos Leonardo e Furch (Patati)
Técnico: Marcelo Fernandes

FORTALEZA: João Ricardo, Tinga, Titi, Benevenuto, Bruno Pacheco; Pochettino, Zé Welison, Calebe; Marinho (Pedro Augusto), Guilherme e Lucero.
Técnico: Juan Pablo Vojvoda

ARQUIVOS NEWS

PREVISÃO DO TEMPO

Fale conosco / Peça sua Musica
Clique aqui interação em tempo real